segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Após marcar aos 50 do 2º tempo, goleiro espanhol entra para história


O goleiro Dani Aranzubia, do La Coruña, entrou para a história do Campeonato Espanhol no último domingo. Aos 50 minutos do segundo tempo, ele fez, de cabeça, o gol de empate diante do Almería. Foi a primeira vez que um arqueiro balançou as redes em uma jogada que não fosse de falta ou pênalti no torneio.
- Essas jogadas não se ensaiam. É uma questão de sorte. Estou muito contente... Fiz aquilo que os meus companheiros tentam fazer. Já tinha subido à área contrária algumas vezes, mas nunca tinha conseguido marcar - salientou Aranzubia.
Companheiro de time do goleiro-artilheiro, o volante brasileiro Juca, ex-Botafogo, Fluminense e Inter, contou como foi a sua reação ao lance.
- Foi um fato inédito na minha carreira. Jamais um goleiro da minha equipe tinha marcado um gol. Era um jogo que valia seis pontos, pois o Almería está atrás do La Coruña na classificação. Não podíamos perder para um concorrente direto. Fiquei radiante, pois o jogo estava perdido. Parecia um legítimo centroavante, cabeceou certinho. O Aranzubia é um cara muito legal e mereceu ter passado por um momento especial com este - disse Juca.
A título de curiosidade, o último goleiro que balançou as redes no Campeonato Espanhol foi Nacho González, do Las Palmas. O duelo foi no dia 3 de março de 2002, com um gol de pênalti diante do Athletic de Bilbao.
 

Mourinho: ‘Eu já eliminei o Lyon e ganhei a Liga dos Campeões’

Prestes a encarar o carrasco do Real Madrid na Liga dos Campeões de 2010, o técnico português José Mourinho mostra confiança em relação ao confronto contra o Lyon. O treinador lembra que já eliminou os franceses da competição.

- O adversário é de qualidade, mas eu já eliminei o Lyon e ganhei a Liga dos Campeões. Ricardo Carvalho marcou e eliminou o Lyon, e Cristiano Ronaldo também com o Manchester United – relata o português.

Mourinho é um especialista na competição, tendo dois títulos no currículo, no comando do Porto, em 2003/2004, e do Inter de Milão, em 2009/2010. O técnico do clube merengue se diz entusiasmado com o jogo.

- É um rival que sabe jogar esse tipo de partida, mas nós somos o Real Madrid, e as estatísticas estão aí para acabarmos com elas. Respeitamos o adversário pela qualidade que tem hoje, não no ano passado ou cinco anos atrás – concluiu Mourinho.

Real Madrid e Lyon se enfrentam nesta terça-feira, em Gerland, na França, às 16h45 (Horário de Brasília), com transmissão em tempo real do GLOBOESPORTE.COM. A partida é válida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Cissé deixará Panathinaikos após sofrer ofensas racistas em clássico


O atacante francês Djibril Cissé revelou que deixará o Panathinaikos ao término da atual temporada. O jogador disse ser vítima de racismo, com ofensas discriminatórias feitas pelos torcedores adversários.
- Deixarei o clube no fim da temporada, isso é certo. Tenho sido vítima de insultos racistas, com torcedores imitando macacos - revelou o atacante, em entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal francês "L’Équipe".
No sábado, Cissé se envolveu em outro incidente. Após a derrota por 2 a 1 para o Olympiacos, em clássico pelo Campeonato Grego, o atacante foi atacado no gramado por torcedores rivais.
- Eles levaram bananas infláveis para o estádio e as balançavam todas as vezes nas quais tocava na bola - disse Cissé.
O atacante, de 29 anos, fez 41 gols em 49 partidas do Panathinaikos no Campeonato Grego.

Substituto de Ibra, Villa só precisa de um gol para igualar sueco pelo Barça

Com um gol na vitória do Barcelona por 2 a 1 sobre o Athletic Bilbao, pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol, o atacante David Villa chegou a 20 nesta temporada, e está a um gol de igualar a marca alcançada pelo centroavante Zlatan Ibrahimovic, em sua única temporada pelo clube catalão.

Nos primeiros seis meses de competição, Villa participou de 34 partidas com o Barça e marcou 16 gols no Campeonato Espanhol, três na Liga dos Campeões e um na Copa do Rei, chegando a uma média de 0,59 gols por jogo.

Na temporada passada, o sueco Ibrahimovic, atualmente no Milan, fez apenas um gol a mais que o espanhol, mas em 44 partidas, sendo uma média de 0,48 gols por jogo.

O substituto de Ibra perde apenas no número de assistênticias. Enquanto Villa já soma cinco, o sueco conseguiu nove assistências.

Menos de um dia depois de anunciar seu pedido de demissão do Roma, o técnico Cláudio Ranieri já tem um substituto. De acordo com os principais jornais italianos, o ex-atacante Vincenzo Montella assumirá o cargo que ficou vago após a derrota de virada para o Genoa por 4 a 3 (o time da capital chegou a estar vencendo por 3 a 0). Aos 36 anos, Montella foi campeão italiano com o Roma na temporada 2000/2001 e é o terceiro maior artilheiro dos giallorossi com 118 gols atrás apenas de Totti e Bruzzo. Além da saída de Ranieri, outro assunto que tira o sono do Roma é Adriano. Com retorno previsto para esta segunda-feira, o atacante não embarcou na noite do último domingo no Rio de Janeiro e, a princípio, viaja no início desta noite. No entanto, a imprensa da Velha Bota ironiza mais um “bolo” do Imperador. - Com Adriano ninguém se surpreende mais - escreveu o diário “La Gazzetta Dello Sport”.


O técnico do Inter de Milão, Leonardo, afirmou que o Bayern de Munique não esqueceu a derrota por 2 a 0 sofrida para os italianos na final da Liga dos Campeões 2009/2010 (assista no vídeo ao lado). Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira pelas oitavas de final da atual edição do torneio. O GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo a partir das 17h20 (De Brasília).
- É algo que permanece na cabeça dos jogadores do Bayern, sempre há uma história na Liga dos Campeões quando duas equipes de tradição se enfrentam. Bayern traz excelentes lembranças ao Inter por esta final vencida após tantos anos. Hoje muitas coisas mudaram, mas o passado sempre volta.
Leonardo lembrou que desta vez o confronto será com ida e volta, e o segundo jogo ocorrerá na Alemanha.
- Não acredito que nosso estilo de jogo mude muito entre a partida em casa e fora, mas respeitaremos nosso adversário e vamos estudá-lo a fundo.

Ex-atacante do Roma assume lugar de Ranieri. Imprensa ironiza Adriano


Menos de um dia depois de anunciar seu pedido de demissão do Roma, o técnico Cláudio Ranieri já tem um substituto. De acordo com os principais jornais italianos, o ex-atacante Vincenzo Montella assumirá o cargo que ficou vago após a derrota de virada para o Genoa por 4 a 3 (o time da capital chegou a estar vencendo por 3 a 0).
Aos 36 anos, Montella foi campeão italiano com o Roma na temporada 2000/2001 e é o terceiro maior artilheiro dos giallorossi com 118 gols atrás apenas de Totti e Bruzzo.
Além da saída de Ranieri, outro assunto que tira o sono do Roma é Adriano. Com retorno previsto para esta segunda-feira, o atacante não embarcou na noite do último domingo no Rio de Janeiro e, a princípio, viaja no início desta noite. No entanto, a imprensa da Velha Bota ironiza mais um “bolo” do Imperador.
- Com Adriano ninguém se surpreende mais - escreveu o diário “La Gazzetta Dello Sport”.

'Nervosinho' Gattuso pega quatro jogos de suspensão por cabeçada


O nervosismo de Gennaro Gattuso na partida entre o Milan e Tottenham, pela Liga dos Campeões, custou caro ao jogador e ao clube também. Nesta segunda-feira, a Uefa aplicou quatro jogos de suspensão ao atleta rubro-negro pela cabeçada que deu em Joe Jordan, auxiliar do clube inglês, na semana passada, na Itália.
Gattuso revoltado após derrota do Milan para o Tottenham (Foto: Reuters)Gattuso fica revoltado após derrota do Milan para o Tottenham: quatro jogos de suspensão  (Foto: Reuters)
O tirbunal da entidade diz que ficou provado que Gattuso atacou Jordan. O jogador  já estaria fora da próxima partida contra os ingleses, no dia 9 de março, no estádio White Hart Lane, em Londres, já que atingiu o limite de cartões amarelos na competição.  Isso significa que Gattuso desfalcará o Milan em cinco jogos da Champions League, contando com as quatro partidas de suspensão.

O jogador se desentendeu com Jordan, durante a partida entre os dois clubes, e após o fim do confronto no estádio San Siro. Nos minutos finais, Gattuso ainda trocou agressões com Peter Crouch, autor do gol do Tottenham, e levou um cartão amarelo.
Gattuso só terá condições de voltar a atuar na Champions League na temporada caso o Milan dispute a decisão do torneio, no dia 28 de maio, em Londres. O clube e o volante têm três dias para recorrer.

Andrés D’Alessandro chega ao Beira-Rio de muletas


Argentino deve ficar dez dias em repouso por causa de lesão na sola do pé direito, sofrida no domingo



As pernas tão acostumadas a entortar os adversários com o drible La Boba agora precisam do suporte de duas muletas. O argentino D’Alessandro não conseguia colocar o pé direito no chão ao chegar ao Beira-Rio na tarde desta segunda-feira. Em uma dividida com Rodrigo, no treino de domingo, ele machucou a sola do pé. Ficará dez dias em repouso.
D´Alessandro chega de muletas no Internacional (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)D´Alessandro chega de muletas ao Beira-Rio nesta segunda (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)
Curiosamente, foi Rodrigo o primeiro jogador a D’Alessandro encontrar no pátio do Beira-Rio nesta segunda. Eles caminharam juntos até o vestiário. O lance da lesão foi totalmente involuntário, uma dividida de treino. O argentino precisará usar uma espécie de proteção na sola do pé. Ele está fora do jogo contra o Jaguares, nesta quarta-feira, mas deve ter condições de duelar com o Jorge Wilstermann, na Bolívia, em 16 de março.
 

CBF volta atrás e reconhece o Flamengo como campeão em 1987


O Flamengo brigou, lutou e nesta segunda-feira, enfim, teve o reconhecimento do título brasileiro de 1987. A presidente Patrícia Amorim se encontrou com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na Barra, para formalizar o fim da polêmica questão.
Agora, para a CBF, houve dois campeonatos brasileiros naquele ano, um conquistado pelo Fla, outro pelo Sport. Inter e Guarani são os vices.
- Com o a unificação dos títulos no ano passado, há outros casos de dois campeões no mesmo ano. Foi passado a limpo o futebol brasileiro - disse Ricardo Teixeira, que no ano passado divulgou parecer contundente afirmando que o Flamengo não era o campeão de 1987.
O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, garantiu que a entidade tomou a decisão  respaldada legalmente.
- O Flamengo apresentou no início de fevereiro um estudo complexo pedindo que a CBF reconsiderasse a decisão de 1987 e reconhecesse o Flamengo como campeão junto com o Sport. O presidente Ricardo Teixeira repassou para mim o estudo e, diante dos novos argumentos, vimos que seria justo e isso não causaria problemas jurídicos a ninguém - disse.
time do Flamengo de 1987 posado (Foto: Reprodução)Em pé: Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho. Agachados: Bebeto, Renato, Aílton, Zico e
Zinho.  Time do Flamengo de 1987 só teve um jogador que não passou pela Seleção (Foto: Reprodução)

Carlos Eugênio Lopes considerou os argumentos do Flamengo bastante convincentes e lembrou que após a unificação dos títulos desde 1959 seria injusto não resolver a pendência da Copa União. Na cerimônia de distribuição das faixas, em dezembro do ano passado, Ricardo Teixeira disse que, como havia uma decisão judicial transitada em julgado a favor do Sport, poderia ser preso se desse a taça aos rubro-negros. A diretoria do Flamengo respondeu com ironia. Em nota oficial, os dirigentes afirmaram que, se Teixeira viesse a ser preso, não seria pela polêmica de 87.
Nesta segunda, o diretor jurídico da CBF garantiu que, judicialmente, não há o que o Sport contestar.
- O estudo enviado pelo Flamengo tem vários anexos, inclusive um documento em que o Sport reconhece o Flamengo também como campeão em 87 -afirmou.
Patrícia Amorim comemorou muito a vitória nos bastidores.
- Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro - disse, em entrevista ao site oficial da CBF.
Longa batalha política
Em abril de 2010, a CBF havia batido o martelo de que a Taça das Bolinhas deveria ser entregue ao São Paulo, oficialmente considerado o primeiro time a ganhar cinco vezes o Brasileiro. Na ocasião, Ricardo Teixeira disse que a decisão era irrevogável. Dois dias antes, Fábio Koff havia sido reeleito presidente do Clube dos 13 com apoio de Patrícia Amorim. Ricardo Teixeira preferia que o eleito fosse Kléber Leite.
Na eleição de Koff, Patrícia estava ao lado de Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo. Na semana passada, o dirigente tricolor recebeu oficialmente a Taça das Bolinhas, apesar dos protestos da diretoria rubro-negra. A CBF argumenta que a taça foi entregue pela Caixa Econômica Federal.
No site oficial tricolor, Juvenal Juvêncio publicou  uma carta para dar satisfação a Patrícia Amorim sobre o caso. O presidente foi respeitoso, elogiou Patrícia, mas argumentou que não poderia abrir mão de um troféu "que materializa o símbolo de algumas das mais importantes conquistas desportivas dessa entidade".  No dia da entrega da taça, Juvenal comentou que "ia se deliciar" com o troféu.
O Flamengo respondeu com um pedido de busca e apreensão na 50ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.
Juvenal Juvêncio, presidente São Paulo, entre Rogério Ceni e Zetti com a taça das Bolinhas (Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)Rogério Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti receberam a Taça das Bolinhas na última segunda como primeiros
a conquistar cinco vezes o Brasileiro (Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Com Felipe Melo em campo e Buffon expulso, Juve perde para o Lecce


A expulsão do goleiro Gianluigi Buffon, aos 11 minutos do primeiro tempo, foi crucial para a derrota por 2 a 0 do Juventus para o Lecce, neste domingo, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Italiano, no estádio Via Del Mare. A saída do arqueiro  e capitão da Velha Senhora fez o treinador Luigi del Néri tirar o goleador Krasic, para a entrada de Storari, na meta alvinegra. A partir daí, o time de Turim se perdeu em campo, a defesa falhou no posicionamento, o ataque pouco fez, e o Lecce venceu com tranquilidade. Djamel Mesbah e Andrea Bertolacci marcaram para a equipe da casa. Como todo o time do Juventus, o brasileiro Felipe Melo também não fez uma boa partida, apesar não ter tido culpa nos gols do adversário.
Com o resultado, o Juventus permanece com 41 pontos e fica mais longe da vaga para a Liga dos Campeões. O Lecce chegou aos 27 pontos.
Juve perde Buffon no início e se complica na partida

Atuando em casa e precisando da vitória para se distanciar da zona do rebaixamento, o Lecce começou em cima do Juventus. Com maior volume de jogo, a equipe da casa procurava mais o ataque. Aos 11 minutos, o Lecce viu seu caminho ficar mais livre para a vitória. Buffon defendeu com as mãos fora da área em finalização de Di Michele e foi expulso de campo pelo árbitro Paolo Mazzoleni.
A partir daí, com um homem a menos em campo, o Juventus pouco fez em campo. O Lecce aproveitou a vantagem numérica e abriu o placar aos 33. Grossmuller fez ótimo lançamento para Mesbah no meio da área do Juve. O camisa 11 ajeitou a bola com o peito e chutou na saída goleiro Storari.
No fim do primeiro tempo, o Lecce poderia ter aumentado o placar, mas perdeu uma grande chance com Mesbah. O atacante chegou livre na entrada da área e bateu, com efeito, no canto. Storari salvou.
Na etapa final, o Juventus entrou com uma proposta para atuar no contra-ataque e buscar pelo menos o empate, mas foi surpreendido com um gol aos dois minutos. Vives levantou na área, Di Michele tocou de cabeça para o lado e deixou Bertolacci livre para empurrar para o fundo do gol. Lecce 2 a 0.
O segundo gol foi um banho de água fria na equipe de Turim, que se livrou, ainda, de levar o terceiro gol em duas oportunidades. A primeira com Grossmuller, e a segunda com Chevanton, de voleio.
No fim do jogo, o Juventus se animou na partida depois da expulsão de Vives, mas não teve forças para buscar o gol. Del Piero, que entrou no lugar de Luca Toni no intervalo, teve apenas uma chance de gol. O Lecce se segurou e garantiu a sétima vitória no Italiano.
Confira os jogos da 26ª rodada do Campeonato Italiano
Sábado
Bologna 1 x 0 Palermo
Inter de Milão 1 x 0 Cagliari
Domingo
Lecce 2 x 0 Juventus
Chievo x Milan
Fiorentina x Sampdoria
Genoa x Roma
Lazio x Bari
Parma x Cesena
Udinese x Brescia
Napoli x Catania

Lucas Barrios brilha em vitória do líder Borussia Dortmund sobre o St. Pauli


O Borussia Dortmund fez o seu dever de casa neste sábado. O líder do Campeonato Alemão, que vinha de dois empates seguidos na competição nacional, não encontrou dificuldades para bater o St. Pauli por 2 a 0, em jogo válido pela 23ª rodada. E quem brilhou dentro de campo foi o atacante argentino naturalizado paraguaio Lucas Barrios. O camisa 18 balançou a rede uma vez  e participou do segundo gol, que resultou o gol contra do zagueiro Gunesch.
jogadores do Borussia Dortmund comemoram gol de Lucas Barrios (Foto: Reuters)Lucas Barrios comemora gol abraçado com Sahim (Foto: Reuters)
Com o resultado, o time de Dortmund, que contou com o zagueiro brasileiro Felipe Santana, chegou aos 55 pontos na tabela de classificação, colocando 13 de diferença para o segundo colocado Bayer Leverkusen, que entra em campo neste domingo para enfrentar o Stuttgart, em casa.
O zagueiro Felipe Santana festejou muito a vitória da sua equipe.
- Saí de campo com a sensação de dever cumprido. Fiquei feliz com minha atuação e por ter condições de mostrar o meu futebol mais uma vez. Foi uma vitória importante, principalmente depois dos dois empates do Borussia com Schalke e Kaiserslautern nas últimas rodadas. Se alguém duvidava da força do time, essa partida mostrou que vamos nos dedicar para superar o adversário todo o tempo e, por isso, merecemos a vitória. O Borussia continuará firme atrás do título até a última rodada - disse ex-jogador do Figueirense.
O Borussia enfrenta na próxima rodada o Bayern de Munique, fora de casa. O St. Pauli recebe o Hannover, no outro fim de semana.
Contado com o dia inspirado de Lucas Barrios, o Borrussia Dormund dominou a partida durante os 90 minutos. Porém, o time só conseguiu abrir o placar aos 39 minutos. Sahin cruzou a bola para Barrios, que girou rapidamente e bateu no contrapé de Kessler para abrir placar no Signal Iduna Park..
Na etapa final, os donos da casa se lançaram ao ataque e conseguiram o segundo gol aos quatro minutos. Lucas Barrios fez grande jogada pela esquerda, invadiu a área e cruzou para a pequena área. Gunesch tentou cortar o cruzamento e desviou a bola para o fundo do próprio gol, decretando o placar.
 Wolfsburg perde no retorno de Diego
Diego na partida do Wolfsburg contra o Freiburg (Foto: AP)Diego na partida do Wolfsburg contra o Freiburg
(Foto: AP)
Na volta do brasileiro Diego ao time do Wolfsburg, após ser punido pela comissão técnica por indisciplina, os Lobos perderam por 2 a 1 para o Freiburg, atuando fora de casa, e se complicaram cada vez mais sua situação na tabela. 
Além do ex-santista, a equipe contou com o brasileiro Cícero. O volante Josué ficou no banco.  Lesionado, Grafite não foi relacionado para o jogo.
Com o resultado, o Wolfburg fica com 23 pontos, em 15º, perto da zona do rebaixamento. O Freiburg pulou para 37.
Confira os resultados da 23ª rodada do Campeonato Alemão:
Sexta-feira
Nuremberg 3 x 0 Eintracht Frankfurt
Sábado
Hamburgo 4 x  0 Werder Bremen
Borussia Dortmund 2 x 0 St. Pauli
Hannover 3 x 0 Kaiserslautern
Hoffenheim 1 x 1 Colônia
Freiburg 2 x 1 Wolfsburg
Mainz 1 x 3 Bayern de Munique 
Domingo
Bayer Leverkusen x Stuttgart
Borussia Mönchengladbach x Schalke